terça-feira, 5 de março de 2013

Saiba um Pouco Sobre a Cólica Mestrual

Quando vai chegando próximo do período menstrual, a mulher, além de enfrentar a famosa TPM, precisa também lidar com outro grande desconforto: a cólica. Chamada cientificamente de dismenorreia, se manifesta através de uma dor pélvica provocada pela liberação de uma substância (prostaglandina) que faz o útero contrair para eliminar o endométrio em forma de sangramento menstrual. Quando muito forte, a cólica pode estar associada a outros sintomas como náuseas, dor de cabeça e inchaço.

E não pense que esse desconforto é incomum. Estima-se que, mais ou menos, metade da população feminina sente ou já sentiu cólicas menstruais. Conforme explica a ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, Helena Junqueira, a dismenorreia, quando primária, é apenas uma reação fisiológica do organismo, e não uma doença. O que varia é que pode se manifestar de maneira mais intensa - e até incapacitante - ou apenas como um leve desconforto.
A especialista esclarece também que a intensidade das cólicas pode alterar dependendo de alguns fatores. "Quanto maior o fluxo menstrual mais dor. A presença de coágulos e o tamanho do orifício do colo do útero são igualmente variáveis importantes", ensina. Isso explica porque as cólicas são mais comuns entre as adolescentes: o seu útero ainda é pequeno e o orifício de saída mais fechado.

Recomendações As cólicas menstruais podem ser amenizadas com algumas atitudes e mudanças de comportamento. Uma dica eficiente do tempo das avós é o uso de uma bolsa de água quente na região abdominal. Com o calor, os vasos sanguíneos sofrem dilatação, o que provoca a diminuição da dor.

2 comentários:

  1. Noosa é mesmo tenso né!? O que nós mulheres passamos.. Feliz dia Internacional da Mulher!
    Seguindo aqui. Visite-me e se gostar, siga-me também, ok!?

    Curtiu no face? Curta!
    http://www.facebook.com/pages/BLOG-Angel-Poubel/593476004003339

    Big bj ;*
    http://angelpoubel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado , Por Seguir Meu Site
      Olhei o Seu Blog e Gostei Bastante Muita Coisa Interesante Pode deixa Com Migo Vou ver o do9 facebook !

      Excluir